top of page

AGOSTO, Mês das Vocações.

  • Foto do escritor: Pascom
    Pascom
  • 5 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

No mês de agosto, a Igreja sempre se dedica às vocações, veja quais são!

Ilustração com as vocações
Foto: RCC

Na Igreja Católica, as vocações são os diferentes caminhos pelos quais Deus chama cada pessoa a viver sua fé e servir aos outros. Agosto é o Mês das Vocações. Entre as diversas vocações, destacam-se quatro, são elas:


  1. Vocação Sacerdotal - É o chamado de Deus ao qual o homem atende e se torna Padre, dedicando sua vida ao serviço da igreja, orientando e pastoreando os fiéis. O sacerdote age em nome de Cristo, sendo sua representação no meio do povo de Deus. É pelo sacerdote que Deus se faz presente na Eucaristia. Comemora-se a Vocação Sacerdotal no 1º domingo de Agosto, ocasionalmente (como agora em 2024) essa data coincide com o dia 4 de agosto, dia de São João Maria Vianey, considerado patrono dos padres.

  2. Vocação Matrimonial - É a dedicação à família. Quando o homem e a mulher assumem a missão de constituir uma família, atendendo a um dos maiores desejos de Deus: de que o homem e a mulher frutifiquem. Dedica-se o 2º domingo para essa vocação. Coincide com o dia dos pais, pois a comemoração era, antigamente, no dia 16 de agosto, dia de são Joaquim, pai de Nossa Senhora, e posteriormente foi deslocada para o domingo.

  3. Vocação Religiosa: Comemorada no Terceiro domingo de Agosto, essa vocação é o chamado de Deus para que homens e mulheres se consagrem a Ele através da vida religiosa, vivendo em comunidade, professando os votos de pobreza, castidade e obediência, e dedicando-se a diferentes formas de serviço, como a oração, a educação, a assistência aos pobres e doentes, etc.

  4. Vocação Leiga - É o chamado de Deus para a participação ativa e efetiva na igreja e no Reino de Deus, buscando a santidade no seu cotidiano, seja na família, no trabalho, na convivência social, sempre atuando como testemunhas do Evangelho em todos os âmbitos da vida.

Cada vocação tem sua importância e contribui para a missão da Igreja de anunciar o Evangelho e construir o Reino de Deus. É importante discernir qual é a vocação de cada um, buscando a orientação de Deus através da oração, da reflexão e do acompanhamento espiritual.



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page